Quando se fala em carreira, o termo naturalmente remete a uma impressão de continuidade, de direcionamento desde o início, como uma viagem iniciada com o destino final definido de antemão. Mas nem sempre é assim. Vemos muitos profissionais já com experiência de trabalho percebendo que o rumo tomado até aquele momento não está satisfazendo suas ambições, em termos de renda ou de satisfação pessoal. Em outras palavras, sua carreira está mal orientada, e o sentimento de frustração se torna inevitável.

Uma carreira conduzida corretamente é aquela em que, já no ingresso no mercado de trabalho, o profissional em desenvolvimento identifica seus principais talentos e pontos fortes, e também sua vocação e missão de vida. A partir disso, ele define o rumo a tomar na busca por colocações que o conduzam ao seu objetivo maior, de longo prazo, que lhe permitirá atingir a plenitude de suas realizações profissionais. Isto também pode ser feito com alguém que se perceba na situação de desorientação citada acima. Claro, haverá um preço a pagar pela mudança de rumo, mas o resultado final vai compensar. O mais importante, em qualquer dos casos, é buscar a orientação adequada, que proporcione a percepção verdadeira de qual a carreira ideal a seguir. Senão, poderá ser apenas mais uma aposta com resultado imprevisível.

O processo de Coaching de Carreira tem como objetivo justamente conduzir o candidato, iniciante ou não, a identificar qual direção seguir, a fim de atingir a sonhada realização profissional. Por meio de uma metodologia específica, ele será levado a uma reflexão orientada para identificar suas características e aspirações, as quais por vezes não são claras para ele próprio, devido a influências ou informações distorcidas. O autoconhecimento obtido neste processo é surpreendente; alguns participantes chegam a perceber que estão atuando numa área totalmente diferente daquela mais indicada para desabrochar suas potencialidades e resultados. A partir da correta orientação da carreira, sua vida profissional, e consequentemente também a pessoal, se transforma para melhor de forma marcante.

A carreira profissional bem orientada é garantia de sucesso, inclusive para terceiros. Afinal, um profissional colocado no lugar certo sentirá prazer com o que faz, e servirá de inspiração a outros que buscam a sua própria orientação para atingir o mesmo grau de felicidade no ambiente de trabalho.